Notas

A vida é feita através de escolhas. Escolha o bem - Leia Da África ao Quilombo e Um divã Diferente, Livros de João Carlos Barreto

ICEC leva alegria e solidariedade aos moradores de São Domingos.



O Instituto Caravana Ecológica e Cultural de Goiás aproveitou o feriadão de finados, de 02 a 05/11/17, para levar alegria aos moradores da comunidade quilombola de São Domingos, 60 km distante do município de Cavalcante GO. Apesar de viver no paraíso preservado, os problemas são de cidade grande.


A equipe do ICEC ficou hospedada no Templo da Assembleia de Deus, Ministério Monte Sião, Pr. José Antônio. Também receberam apoio dos moradores que sempre receberam a Caravana com muito carinho e atenção.

No sábado pela manhã as crianças foram reunidas na Escola Municipal e receberam presentes num Natal antecipado. A alegria deles foi contagiante para toda a equipe que junto com eles participaram de animadas brincadeiras. Crianças que brincam na mesma simplicidade em que vivem. Também foram entregues para as lideranças comunitárias alguns donativos para serem distribuídos entre os moradores mais carentes.

Nem tudo é maravilha naquele paraíso ecológico localizado na região da Chapada dos Veadeiros. Alguns problemas de fácil solução para os governos municipal e estadual tornam-se um transtornos para os moradores que vivem quase esquecidos, sem a assistência básica, mínima, como energia e saneamento.

Um avanço foi a criação da Associação Quilombola de São Domingos (AQSD), que através do seu presidente, Moises Costa, vem buscando melhorias por meio da conscientização das pessoas para os problemas da comunidade. E sempre com a esperança de que os governantes ajudem com a solução dos problemas inerentes a suas funções.

A Escola Municipal precisa de manutenção simples como pintura, colocação de alguns vidros (As salas encharcam e molham material escolar), arrumar as portas, etc. Porém, o mais importante é a manutenção da placa solar que gera energia para a escola. Seria coisa simples, mas que esbarra na burocracia e no empurra-empurra dos poderes públicos. Com a geração de energia através da placa solar, os alunos terão a opção de um novo turno, o noturno, inclusive para gerar a alfabetização de alunos. Terão a utilização de componentes eletrônicos como impressoras, TV e outras ferramentas importantes para educação daquelas crianças e até adultos.

Sensibilizado com o problema urgente da escola, o presidente do ICEC, Davi Araújo, vai sair em busca de parcerias para tentar a colocação dos vidros nas janelas e material de pintura. Para quem quiser colaborar com doação de material pode entrar em contato com Davi Araújo pelo celular (62)98442-0106 (WhatsApp). As crianças vão ficar gratas.

Outra cosa que chama a atenção do visitante é o abandono do esqueleto do que seria um Posto de Saúde. O governo começou o investimento e parou. Uma fonte informou que já foi gasto aproximadamente R$530 mil. A obra precisa de acabamento, antes que se perca o que já está construído. Com o acabamento mínimo uma equipe médica poderia atuar, pelo menos, de forma básica, mas que seria importante e até vital para a Saúde daquele povo tão distante, praticamente esquecido, e que merece uma atenção melhor dos governos.

A equipe ICEC visitou a região, foram na cachoeira São Felix e no dia seguinte na Cachoeira Santa Bárbara, mesmo com a chuva, os membros que estiveram por lá pela primeira vez ficaram encantados com a beleza natural.

VEJA AS FOTOS DA MATÉRIA

Por João Carlos Barreto
Jornalista e Diretor ICEC GO

Siga pelo Instagram