O maior evento indígena de Goiás confirmou o sucesso.



Foram milhares de visitantes durante a 10ª edição da Semana Indígena organizada no memorial Serra da Mesa, em Uruaçu/GO, as margens do lago Serra da Mesa. Representantes de várias etnias indígenas marcaram presença, entre eles estavam os Avá Canoeiro (GO), Karirí Xocó (DF), Kaiapó Mêbêngokre (PA), Yawalapiti (Xingú), Xavante (GO), entre outros, que puderam apresentar sua cultura durante os dias de 18 a 21/04/2018.

Os visitantes, entre estudantes e turistas, tiveram a oportunidade impar de conviver durante algumas horas com a cultura, a arte e o artesanato indígena dos povos presentes no evento. Na noite de quinta e sexta-feira foram realizadas algumas vivências, ocasião em que os nativos mostraram sua religiosidade e assaram peixes com os visitantes.

No segundo dia do evento, o prefeito Valmir Pedro, vários secretários e autoridades que apoiaram o evento fizeram uma visita. Na ocasião assistiram as apresentações de danças e musicas, conheceram também a história de muitas etnias.

Entre as belas apresentações de danças típicas e voltadas para a natureza, aconteceram plenárias aonde os índios puderam contar um pouco da sua história, realidade e responder perguntas dos convidados. O evento também contou com a presença do indianista Fernando Schiavinni compartilhou sua experiência e o seu conhecimento sobre os vários costumes e histórias dos povos indígenas.

O momento mais emocionante foi a homenagem prestada ao guerreiro cacique Iawí Avá Canoeiro falecido no ano passado vitima de uma doença grave. Ele era muito querido e amado por todos os indígenas, funcionários do memorial e moradores daquela região. No centro da aldeia, cada etnia prestou sua homenagem típica ao amigo e guerreiro que partiu.

Outro ponto alto foi o intercâmbio entre os indígenas e o público através do artesanato, principalmente a pintura corporal com tatuagens de tinta, pulseiras, arcos e flechas e fotos, muitas fotos para recordação e divulgação das visitas nas redes sociais.

As apresentações musicais e coreografias dos indígenas, cada qual com seu estilo tradicional, encantaram os visitantes. Nos finais de tarde, durante o evento, trocava-se a música indígena pela sertaneja raiz que era feita por artistas locais de grande qualidade.

A reportagem contou com o apoio da administração do Memorial Serra da Mesa, através da Sinvaline Pinheiro e equipe, e da FTIEG TO/DF através do seu presidente Pedro Luiz Vicznevski.




VEJA AS FOTOS

Por João Carlos Barreto
Apoio Cultural: FTIEG TO/DF e Memorial Serra da Mesa

Siga pelo Instagram