O evento reúne anualmente grupos de Folia de Reis de várias cidades do estado que celebram e mostram sua tradição na Capital. O 18º Encontro aconteceu na Praça da Matriz, em Campinas, Goiânia GO, no dia de hoje (27/01/19). Milhares de devotos, foliões e até curiosos viram a celebração dedicada de cada grupo que desfilou.
A Folia de Reis, comemorada em grande parte do país caracteriza a adoração dos Reis Magos ao nascimento de Jesus Cristo, em Goiás é uma das festas tradicionais da religião católica, mas que é reconhecida, também, como manifestação cultural que vem sendo mantida por gerações nos municípios e até em grupos familiares e de amigos.
Um dos destaques que leva alegria ao público presente são os palhaços, personagens mascarados que acompanham o cortejo e ganham moedas ao fazerem estripulias e danças. As pessoas jogam o dinheiro no chão e eles apanham. Algumas pessoas arremessam mãos cheias de moedas e o lugar fica em frenesi com um tentando pegar mais moedas que os outros.
As ladainhas são entoadas pelo cantor e pequeno coro, acompanhados por músicos tocando instrumentos como sanfonas, violões, violas, cavaquinhos, caixas, pandeiro e reco-reco. Ao final do desfile os Foliões emprestam a Bandeira do Divino que é levada a até o palco e apresentada aos presentes por convidados e anfitriões. Esse é o momento de maior emoção dos participantes.
Depois da apresentação do grupo de Folia de Itaporanga foi revelado ao público que a Folia daquele município teve aprovado, por unanimidade, o decreto que institui a Folia de Reis local como Patrimônio Cultural Imaterial de Itaporanga. Eles estavam comemorando seus 75 anos de existência tiveram como presente ser a primeira cidade em Goiás com esse reconhecimento.
Passaram em desfile 12 grupos de Folia de Goiânia e 29 de outras cidades. A organização do Encontro é da Prefeitura de Goiânia com parceria da Igreja Católica que reúnem mais de uma dezena de grupos foliões de vários pontos de Goiás, depois do período oficial católico para festejos de Folia de Reis, acontece esse grande e festivo encerramento das atividades de um ano até o reinício no ano seguinte. A apresentação dos grupos é feita há mais de uma década pelo cantor e compositor, Adalto Bento Leal, um nome muito ligado às culturas tradicionais de Goiás.
VEJA AS FOTOS
Por João Carlos Barreto
Editor Geral
Editor Geral