Tradição e muita fé na Folia de S. Jorge GO


A entrega da Folia de São Sebastião foi uma noite muito especial que manteve a tradição e reforçou a fé de quem presenciou o evento, na Vila São Jorge, no dia 18 de janeiro, reunindo dezenas de foliões, devotos e turistas que se aglomeraram no terreiro de um local simples como eles para externar a devoção.

No início da noite os veículos que chegavam com as pessoas para festa começavam a congestionar a pequena estrada de chão batido. Pouco a pouco foram achando vagas nas margens em meio à vegetação nativa local. Aguardando na casa vizinha uns 200 metros do local do pouso da Folia, os integrantes ao cair da noite saíram em cortejo até o local da cerimônia religiosa.

Seguiram cantando ladainha, baseada nas histórias bíblicas, com um de seus componentes portando a bandeira de São Sebastião, aproximaram-se de uma recepção preparada na entrada do lugar, onde Sebastião Ferreira e familiares responsáveis pelo pouso da Folia esperavam compenetrados e muito emocionados. Demoraram alguns minutos na chegada reverenciando a recepção e depois foram até o altar com a imagem do Santo, quando cantaram e oraram.

Após o ritual religioso, os foliões e depois deles os visitantes participaram de um saboroso jantar oferecido pala família que recepcionou a comitiva formada por 12 músicos, remetendo ao número de Apóstolos de Jesus Cristo. Uma ocasião em que acontece uma confraternização entre os moradores e entre os moradores e turistas.

O senhor Domingos Goes Santana, Dominguinhos, com 66 anos, foi o guia da Folia. Sem instrução, mas sabendo de cor as cantigas e ladainhas, junto com seus 11foliões demonstram uma grande dedicação e fé. Ele aprendeu essa tradição com a família passando de geração em geração. “Eu comecei vendo e acompanhando meu pai, aos 12 anos comecei a participar e hoje vejo para que os netos continuem participando no futuro”. Informou Dominguinhos.

VEJA AS FOTOS

Por João Carlos Barreto
Editor Jcbarretonews

Siga pelo Instagram