XI Semana Indígena foi uma confraternização cultural
O Memorial Serra da Mesa recebeu durante a semana indígena dezenas de caravanas escolares de toda a região no entorno de Uruaçu (GO), sem contar a visita de centenas de turistas que aproveitaram o ferido da Semana Santa para conhecer melhor a cultura e interagir com os indígenas das etnias Karirí Xocó (DF), Yawalapiti (Xingu), Xavante (Uruaçu) e o Ibã, etnia Huni Kuin (AC), que originário dos povos da floresta é da região amazônica e apresentou a tradicional pajelança.
A visitação ao Memorial Serra da Mesa já é um passeio interessante, durante os eventos realizados o local ganha mais relevância cultural. Na Semana Indígena o visitante tem a oportunidade de conhecer e interagir com as etnias participantes, vai conhecer suas artes em pintura corporal, artesanatos, danças, rituais e palestras com as pessoas podendo fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a questão indígena. Durante a apresentação das danças em vários momentos o público participou junto.
Nessa edição esteve presente o Ibã Huni Kuin que mostrou a vivência indígena da Amazônia com rituais Ayahuasca, Sananga e Rapé. As pessoas que participaram gostaram muito da experiência e de conhecer o ritual secular dos povos amazônicos.
Também houve a doação de mais de 500 mudas de árvores de várias espécies fornecidas pela SEMAD, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento, do governo de Goiás, aos visitantes. Houve ainda distribuição de skeeze e palestras sobre preservação do Meio Ambiente, ministradas por Divino Pinheiro.
O Projeto Barca das Letras foi o toque especial para toda a criançada, puderam brincar e se divertir, ler gibis e livros infantis. Os adultos também foram contemplados com a doação de livros. Para o coordenador da Barca das Letras, Jonas Banhos, a participação na XI Semana Indígena foi especial na comemoração dos 11 anos do projeto que leva cultura diferente e literatura aos ribeirinhos, moradores longínquos na Amazônia. A Barca das Letras recebe doações de livros de pessoas que estão nas grandes cidades e que são depois distribuídos pela Barca nas regiões distantes do país, basicamente leitura infantil. Quem quiser conhecer mais e colaborar com esse importante trabalho basta fazer contato com o Coordenado Jonas Banhos, (61) 98355-7232 (Whatsapp), barcadasletras@gmail.com, barcadasletras.blogspot.com
Por João Carlos Barreto