Pois bem, no meio da multidão na Av 85 eu contei outros dois caras com camisetas da Mangueira de épocas diferentes, a minha bem mais antiga e tradicional sem alusão a qualquer desfile do passado. Usei a camiseta bem no estilo das pessoas que usam as de time de futebol.
As pessoas olhavam com misto de surpresa e curiosidade por ver em pleno carnaval dos amigos, em Goiânia, um mangueirense ostensivo nas cores verde e rosa. Uma jovem me parou e contou da alegria que teve em ir ao Rio, participar do desfile da Mangueira em plena Av Marquês de Sapucaí, contou da emoção e deslumbre que é passar naquela avenida, também, de assistir o show da fabulosa Alcione, mangueirense de carteirinha.
Uma dezena de componentes dos blocos e trios que desfilaram pela Av 85 fizeram questão de cumprimentar e dizer do desejo de que a Escola seja campeão na próxima semana. Apenas um cara, quando eu passei, gritou “Ilha”. Quando tentei ver quem seria o fã da coirmã G.R.E.S. União da Ilha do Governador, não achei mais.
A conclusão é que boa parte dos Goianiense tem muito carinho pela Verde e Rosa. Acho que o Carnaval Carioca 2020 no Sambódromo poderá dar entre as três finalistas a Mangueira e o Tuiuti, ambas com enredo politicamente impactantes e bem populares. Lembrando que historicamente o carnaval, não só no Rio, mas em todo o país sempre foi recheado de críticas e bom humor.
Muita gente, principalmente aqueles que pensam que carnaval é samba repetido e mulher pelada, digo que o Desfile das Escolas de Samba do Rio e mesmo de São Paulo – que está no mesmo nível do carioca – é um CAMPEONATO com notas que depois de calculadas apontam as campeãs que desfilarão no sábado seguinte. Notas em que por qualquer erro pode causar a perda de pontos. Os componentes trabalham durante todo o ano com afinco e dedicação num evento que movimenta milhões (mal comparando com os campeonatos estaduais de futebol) para desfilar nos 700m por apenas 75 minutos, com média de cinco mil componentes, com baterias girando em torno de 400 componentes.
Quando o último componente cruza a linha para entrar na dispersão. Praticamente a diretoria da Escola se reúne para definir o enredo para o próximo ano e depois de um curto período começa o novo trabalho para o desfile do ano seguinte.
Não se sabe com antecedência quem vai ganhar em 2020, quase todas são as favoritas. Embora seja um campeonato, assim como no futebol, quem acaba ganhando mesmo é a torcida que têm a oportunidade de curtir anualmente a maior festa popular do planeta. Que a Mangueira com o enredo “A Verdade vos fará livres” e a Paraíso do Tuiuti com “O Santo e o Rei” sejam bem pontuadas e que o Bairro Imperial de São Cristóvão, com sua comunidade, volte a brilhar na Avenida.
João Carlos Barreto
#JCBarretoNews #Carnaval2020 #BandFolia #Globeleza