O evento foi na sede campestre da entidade na manhã de sábado (23/06) e contou com a presença de vários convidados dos segmentos sindical, político e empresarial que prestigiaram a nova diretoria que assume para o quinquênio de 2018 até 2023. Em seu discurso Pedro Luiz frisou que “os tempos são difíceis, mas que é preciso moldar o novo mundo sindical sem esquecer a base e sempre conversar com os trabalhadores”.
Pedro disse ainda que a Reforma Trabalhista poderia ter sido feita de outra maneira, discutida com a sociedade para que o resultado não fosse só um lado ganhando e outro perdendo, mas todos poderiam ser beneficiados e saírem ganhando. Informou ainda que sua maior preocupação é com a Reforma da Previdência, uma vez que se for aprovada como querem os congressistas, “vão prejudicar os nossos parentes já aposentados, a nós mesmos que vamos aposentar e ainda nossos filhos e netos no futuro”.
Dirigindo a solenidade o presidente José Calixto Ramos, da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), entidade que FITIEG TO DF é filiada e que também preside a Confederação dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em seu pronunciamento enumerou os vários pontos em que os trabalhadores foram prejudicados com a Reforma Trabalhista aprovada recentemente. Afirmou que a reforma visava duas situações: Extinguir o Contrato de Trabalho e eliminar os Sindicatos. “O Sindicato é como uma chama que nunca se apaga. Independente de partidos políticos ou religiões. Não vamos deixar apagar a chama do sindicalismo”, disse Calixto Ramos.
Um dos momentos de profunda emoção entre os presentes na solenidade foi a instituição do título de Presidente de Honra para o ex-presidente da FITIEG TO DF, Luiz Lopes de Lima, um sindicalista que serve de exemplo e inspiração para muitas gerações. Superando as dificuldades de sua enfermidade, esteve presente na comemoração e muito simpático, sorridente e amável com todos, posou para fotos ao lado da maioria dos companheiros de luta que estavam no evento.
Ao encerramento da solenidade, José Calixto Ramos fez uma importante citação: “Estamos no mesmo barco e vamos continuar navegando até uma pousada segura”.