Estudantes visitam a Ponte de Pedra e Serra das Galés.


Os alunos da cidade de Paraúna fizeram uma visita especial aos pontos turísticos do município, com apoio da Prefeitura Municipal e acompanhados pela equipe do Instituto Caravana Ecológica e Cultural (ICEC GO), no dia 01/09/2018 visitaram a Ponte de Pedra e Serra das Galés, ocasião em que tiveram uma aula especial sobre a importância da preservação ambiental e histórica.

Estiveram na caminhada mais de 20 alunos, alguns do Centro Educacional Pedagógico (CEPE) Maria Silva Cristiane Silveira Costa acompanhados pelas professoras Camila Cristiane Silveira Costa e Ana Carolina Dias; outros estudantes do Colégio Estadual Otaviano de Morais foram com o professor Rhayllan Sardinha dos Santos e com apoio dos servidores da prefeitura, Edineudes e Ironi. Os jovens receberam orientações do presidente do ICEC, Davi Araújo, sobre proteção do Meio Ambiente e informações sobre as características do Cerrado. A aula prática reafirmou a importância da preservação não só no sentido ecológico, mas também histórico, daqueles pontos turísticos visitados.

O ponto triste descoberto pelos jovens foi a grande quantidade de lixo deixada na gruta e por toda a volta da trilha do parque. Falta de consciência e até de bons modos de quem visita a natureza. Usufruem das suas belezas e depois como “agradecimento” deixa o lixo por lá. Os alunos viram de perto a importância da conscientização dos frequentadores e da manutenção da limpeza, até porque eles mesmos voltarão ao mesmo lugar em outa oportunidade.

Por outro lado a boa notícia foi a poda dos arbustos e matos que estavam invadindo a trilha que leva aos monumentos de pedras na Serra das Galés, trabalho realizado pela prefeitura de Paraúna, melhorou o acesso do visitante deixando o caminho mais delineado e seguro para se transitar.

No final da tarde todos foram ao córrego Formosinho, foi o momento ainda mais animado e descontraído da turma sobre a supervisão dos professores e equipe da Caravana Ecológica. O pessoal do ICEC aproveitou e plantou em pontos estratégicos árvores típicas do cerrado que futuramente darão sombra e frutos para os frequentadores do lugar.

VEJA AS FOTOS

João Carlos SC Barreto
Texto e Fotos

Siga pelo Instagram