Apresento a casa de Domitila de castro Canto e Melo






Essa é a casa de Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, na Av Pedro II no Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio. Na década de 80 foi o Museu de Primeiro Reinado, última vez que esteve, literalmente, aberta ao público.

Lugar que foi palco da minha infância e juventude, hoje, como podem ver nas imagens está abandonada e com suas belas pinturas sendo deterioradas pelo tempo e o descaso dos recentes governantes. Quase foi Museu da Moda, felizmente parece que não vingou. Tinha de voltar a ser o Museu do Primeiro Reinado e manter viva a chama do amor de uma época com suas portas abertas ao público.
Pouquíssimas pessoas já tiveram a oportunidade de saber ou de ver que atrás da porta de um dos quartos no andar de cima tinha a pintura de uma pequena mosca que foi atribuída ser desenho de D Pedro I. Infelizmente, acho que não deve existir mais. Agora, só na memória de quem viu.
Soube que até hoje não encontram uma pessoa para renascer esse patrimônio de todos nós com eficiência. Se existe alguém, não está hábil para o cargo, pois o terreno em volta vem sendo sistematicamente reduzido por grandes empresas ávidas por espaço, o dinheiro corroendo a história. Os belos jardins, praticamente, não existem mais.
Guardem essas belas imagens, mostrem para as futuras gerações a residência que foi fruto do amor entre "Demonão" e "Tintila" e que mesmo nos dias atuais desperta amor e ódio entre os apaixonados por história.
A fatalidade do fogo destruiu muito do acervo do Museu Nacional que apesar de reconstruído nunca mais será o mesmo que conhecíamos, mas a destruição da Casa da Marquesa com suas pinturas e história, não é uma fatalidade, é crime de descaso com o patrimônio histórico do Rio.
João Carlos Barreto.


Siga pelo Instagram